YouTube está testando um hub gratuito de canal de TV com anúncios

O YouTube está procurando uma nova maneira de trazer mais conteúdo para sua plataforma com canais de TV gratuitos com anúncios.

O YouTube está testando novos conteúdos em sua plataforma com um hub de canais de streaming de TV com anúncios. Atualmente, a empresa está trabalhando com várias empresas para trazer programas de TV e filmes para a plataforma. Embora esteja apenas sendo testado, existe a possibilidade de que possa ser oferecido ao público gratuitamente em uma data posterior.

Um porta-voz do YouTube corroborou o relatório com o Wall Street Journal , afirmando que "um pequeno experimento que permite que um subconjunto de espectadores assista a canais gratuitos com anúncios" está em andamento e que está "usando-o para avaliar o interesse do espectador". A adição de canais gratuitos e suportados por anúncios pode ser grande, aumentando seu já grande pote de receita que a plataforma gera a partir de anúncios.

Enquanto as discussões ainda estão em andamento, o YouTube está tentando garantir uma redução de 45% na receita de anúncios, semelhante ao acordo com criadores de conteúdo em sua plataforma. Embora este seja um novo território para o YouTube, empresas como Roku, Samsung e outras oferecem canais de TV gratuitos com anúncios por meio de suas respectivas plataformas há algum tempo. O que poderia tornar a experiência do YouTube diferente é que ele poderia oferecer aos usuários acesso fácil a uma variedade de outros conteúdos em sua plataforma.

O YouTube fez muito para reforçar seu conteúdo nos últimos anos, com um exemplo sendo o recente acordo plurianual garantido para trazer o NFL Sunday Ticket no YouTube TV e nos canais de horário nobre do YouTube a partir de 2023. A empresa também evoluiu em oferecendo o YouTube TV, um serviço de streaming de TV on-line separado que oferece mais de cem canais de TV, assim como seu provedor local de TV a cabo ou satélite. Além do vídeo padrão criado pelo usuário, a plataforma também se ramificou com vídeos curtos.

No ano passado, na tentativa de competir com o TikTok, criou o Shorts, que parece estar indo muito bem. Este ano pode ser ainda melhor, já que o YouTube iniciou recentemente o processo de compartilhar a receita de anúncios com os criadores de Shorts, alterando os termos de seu Programa de Parcerias do YouTube. No próximo ano, essa pode ser uma grande mudança que o colocará lado a lado com o TikTok. Se conseguir adicionar canais gratuitos suportados por anúncios à sua plataforma, as coisas podem ficar ainda mais quentes para o YouTube em 2023.

Imagem ilustrativa / Youtube TV / Divulgação

The Wall Street Journal